Passeios, viagens e experiências

Nossa experiência no Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá com crianças

No último feriado prolongado recebemos um convite maravilhoso: conhecer o Tauá Grande Hotel e as Termas de Araxá em Minas Gerais.

Pra começo de conversa, Araxá é um lugar fascinante por suas paisagens, mas também por toda a cultura que carrega. Foi lá que meus pais passaram a Lua de Mel deles, e eu lembro das idas na infância, então tenho uma ligação afetiva enorme com a cidade e claro com Minas também. É sempre uma delícia voltar.

Antes da gente viajar, eu fiz uma pesquisa para conhecer um pouco mais sobre o Grande Hotel, meu pai havia falado dele pra mim, vi algumas fotos, vídeos, mas gente, nada se compara com a sensação que a gente tem quando chega lá. Levamos um susto pela grandiosidade do lugar e suas belezas. É realmente a sensação de estar voltando no tempo. A construção data de 1944 e é história e arte puras. As peças, os móveis, todos os seus salões monumentais, todo o material usado na construção e o incrível estado de conservação, nos dá a sensação de estar no século passado dentro de um castelo, literalmente.

O imóvel é tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural e está sob a administração do Tauá desde 2010. A beleza arquitetônica do lugar é indiscutível e para melhorar, ele fica em meio a um parque ecológico que garante uma vista privilegiada.

Como chegar

Nós fomos de carro, daqui onde moramos (Campo Grande) são 910km. Valeu cada km rodado para estar lá, aliás, a gente adora viajar de carro e estamos acostumados com longas distâncias. Mas fica bem mais perto de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília. Em Araxá há um aeroporto, ou você também pode ir de avião para BH e de lá ir de carro. Tudo vai depender de como sua família prefere viajar.

Estrutura de lazer

Do momento em que chegamos até o dia de ir embora não faltaram opções para brincar, curtir e descansar. A estrutura de lazer é completa para toda a família: piscinas adulto e infantil, quadras de esportes, piscina olímpica, playground, lago (onde dá para pescar, praticar stand up, caiaque, pedalinho) dá para fazer trilha, também tem arco e flecha, bicicleta, cavalgada, charrete, o lugar é imenso e com muitas opções para todas as idades, é claro, além das atrações trazidas para o hotel ou produzidas pelos Taualegres, a equipe de recreação do Tauá.

Nos dias que passamos lá por exemplo, teve show musical, peças de teatro, show de mágica, diversão na piscina e muitas atividades para as crianças.

Aliás, os Taualegres encantaram não só as meninas, mas a nós também. São muito carinhosos, divertidos e cuidadosos. As meninas amaram todo o tempo que passaram com eles, e nós ficamos tranquilos, porque sabíamos que estavam em boas mãos. Por falar nisso, toda a equipe do hotel é sensacional.

Isso sem a gente falar nas Termas que, posso ser sincera? Queria morar lá, mas já falo de de lá daqui a pouquinho.

Gastronomia

O hotel oferece em suas diárias café da manhã, almoço, um delicioso chá da tarde e jantar. Todas as refeições são deliciosas. No jantar por exemplo, cada dia era a culinária de um país, era como rodar o mundo sem sair do lugar. O chá da tarde com música ao vivo é um momento único que não dá para perder. E isso sem falar no almoço que a cada dia era uma surpresa diferente preparada pelos próprios funcionários.

Além disso, haviam sempre opções diet, sem glúten e vegetarianas, tudo preparado com muito cuidado para não haver contaminação cruzada.

As crianças também recebem atenção especial, elas podem fazer as refeições em um salão preparado especialmente para elas com a companhia dos pais, dos amigos e dos Taualegres.

Acomodações

Já imaginaram o que é dormir em um castelo? Então, nem tenho o que falar das acomodações. Muito confortáveis, espaçosas e aconchegantes.

Lugar perfeito para ir com as crianças

Nossa impressão depois desse quatro dias? É um lugar perfeito para ir com crianças de todas as idades. Nós por exemplo, curtimos demais com as meninas. A Júlia amou descobrir a história do hotel no tour, brincou muito em toda a área externa, assistiu a todos os shows e espetáculos, andou de caiaque, descansou nas Termas e se apaixonou pelos Taualegres. A Isa a mesma coisa, ficou encantada com o lugar, a imaginação dela rolou solta por lá e não faltou diversão.

Para nossa família inteira mesclamos momentos de descanso e restauração com a diversão em família e posso dizer? Foi perfeito demais!

Mas digo que é perfeito para crianças não só por isso, mas por cada detalhe que eles pensaram, um deles é a Copa Baby que dispõe de alimentação, leites, frutas e tudo mais que a gente sabe que precisa quando viaja com os pequenos.

Termas de Araxá

Guardei um lugar especial para falar desse lugar, porque realmente foi muito além de todas as nossas expectativas. Parece que cada centímetro das Termas foi pensada para nos proporcionar momentos de relaxamento, meditação, restauração e cura.

O espaço possui toda a estrutura do spa com banhos, massagens e outros serviços onde são usadas as águas radioativas e sulfuforosas provenientes da um bacia vulcânica do lugar. São tratamentos medicinais, energizantes e estéticos, que nos deixa de corpo e alma renovados.

Mas nada do que eu falar aqui ou as fotos que eu mostrar vai conseguir explicar a vocês a sensação de estar lá, é uma energia, uma atmosfera única.

Um desses loais é uma piscina com águas radioativas a 36° que possui muitas propriedades medicinais, ela ativa o metabolismo ajudando no processo de desintoxicação e também rejuvenescedor.

No centro das Termas, fica a Mandala (foto abaixo), imaginem que no final de tarde havia música suave ao vivo, ai gente, impossível não relaxar e se entregar para aquele momento.

O banho de lama foi uma experiência sensacional, além de sair com a pele maravilhosa, foi aquele momento em que a mãe aqui conseguiu se desligar, cuidar um pouquinho de mim, do meu corpo, mas também da minha alma. Ele transcende tudo que eu havia imaginado.

O que levar?

Na mala não precisa levar muita coisa. Roupa de banho, protetor, chapéu, essas coisinhas básicas. Roupas leves e chinelos são muito bem-vindos.

O hotel possui uma infra-estrutura incrível, além de lojinha e uma feirinha na frente caso apareça alguma necessidade.

No mais, claro que não pode faltar a câmera, porque não dá para não registrar cada pedacinho daquele lugar e se gosta de escrever, leve um caderninho e caneta, porque dá pra ter muita inspiração por lá.

Aproveite também

  • Páscoa Iluminada: Na Páscoa, o Grande Hotel se transforma para receber a Páscoa Iluminada. Um grandioso projeto em que são apresentados espetáculos de padrão mundial com muita música, luzes, tecnologia de ponta. Todos os espetáculos transmitem mensagens de paz, alegria e renovação, e se estendem por vários dias, tendo início na sexta-feira da Paixão. Jesus: Paixão, Vida e Luz. Vi alguns vídeos e é impossível não se emocionar. No ano que vem acontece entre os dias 02/03 a 08/04. Saiba mais aqui!
  • Fonte Dona Beja: a fonte Dona Beja é uma atração a parte. Conta a lenda que todos os dias ela tomava banho na fonte de água radioativa e que de lá vinha uma pouco da razão de sua beleza. Vale a pena conhecer!
  • Igrejinha: ela fica logo após o portão do hotel, uma Igreja muito charmosa. Mais um lugar para meditar e claro, agradecer sempre.
  • Ruínas do Hotel Rádio: Também dá para visitar as ruínas do Hotel Rádio, que já foi glamouroso e hospedou figuras ilustres como Getúlio Vargas e Santos Dumont. As histórias para sua decadência são as mais diversas, mas o local é lindo e também vale a visita.

Para saber mais

O site do Tauá possui as informações sempre atualizadas sobre o local, não deixe de conferir!

Veja também

2 Comentários

  • Reply
    Viajar com crianças: Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá - Indiretas MaternasIndiretas Maternas
    30 de outubro de 2017 at 19:36

    […] Imagine passar uns dias em um castelo (imaginem que o térreo ao sótão da fachada principal são 9 pisos e aproximadamente 27,34 metros de altura). Com seus salões, sua imensidão e todo seu requinte. Isso é possível e está pertinho de nós! Estou falando do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá em Minas Gerais, um lugar incrível, perfeito para ir com crianças. Você pode conferir nossa experiência de quatro dias no lugar lá no meu blog pessoal, fiz um diário de viagem! […]

  • Reply
    VIAJAR COM CRIANÇAS: TAUÁ GRANDE HOTEL E TERMAS DE ARAXÁ
    18 de novembro de 2017 at 22:22

    […] Imagine passar uns dias em um castelo (imaginem que o térreo ao sótão da fachada principal são 9 pisos e aproximadamente 27,34 metros de altura). Com seus salões, sua imensidão e todo seu requinte. Isso é possível e está pertinho de nós! Estou falando do Tauá Grande Hotel e Termas de Araxá em Minas Gerais, um lugar incrível, perfeito para ir com crianças. Você pode conferir nossa experiência de quatro dias no lugar lá no meu blog pessoal, fiz um diário de viagem! […]

  • Deixe um comentário