Séries

Precisamos falar sobre La Casa de Papel

Se você gosta de série, já deve ter visto esse nome por aí. O seriado que está disponível na Netflix têm conquistado muitas pessoas e as indicações deixando todo mundo curioso para assistir.

Se ainda não viu, está em dúvida e chegou até esse texto, minha dica é: assista! Começamos a ver timidamente, mas logo no primeiro episódio ficamos fascinados e a partir daí não dá vontade mais de parar. Cada final de episódio termina com aquele suspense e um gancho para o próximo que vai levando a gente de um episódio ao outro e ao outro…

Bem, mas vamos lá tentando não dar spoiler. A série é espanhola e segue o gênero filmes de assalto. Um grupo de assaltantes comandados e recrutados pelo El Professor (O Professor), o cabeça da operação, está planejando o maior assalto do século,  objetivo é se infiltrar na Casa da Moeda da Espanha, de modo que eles possam imprimir 2,4 bilhões de euros.

Para fazer isso eles precisam de onze dias de reclusão e nesse tempo acontecesse de tudo, então se está pensando que ficará monótono porque o espaço de tempo durante a série é curto, está enganado. Além do que, para realizar o assalto, muito estudo e planejamento foi necessário e as cenas se passam no presente e no passado.

É aqueles filmes que a gente torce pelos bandidos, e ficamos nos perguntando o porquê o tempo todo, rs… e isso não quer dizer que a gente não deseja que a polícia não se dê bem.

Mas não dá pra ser diferente. Cada pessoa que está ali tem uma história de vida e um motivo para participar daquilo e isso torna tudo mais interessante e gostoso e de assistir. Descobrir o mundo que existe em cada pessoa deixa a série mais densa e fantástica.

O plano é perfeito, genial por assim dizer, mas estamos falando de pessoas, com personalidades muito diferentes, o que claro, gera conflitos em alguns momentos trazendo uma imprevisibilidade necessária que aproxima tudo da realidade.

Claro que, muita coisa foi inspirada em outros filmes de assalto, mas pra mim, o que diferenciou mais a série e fez muita gente gostar foi a construção de cada personagem e a lógica de cada um deles ser como é na história. É a personalidade de cada um que faz a gente se emocionar e torcer para que tudo termine de uma determinada forma.

É difícil falar da série sem dar spoiler, porque realmente a gente precisa ter a surpresa do que vai acontecer para ter o impacto, mas separei alguns motivos para você ver La Casa de Papel e com certeza não vai se arrepender:

Outros motivos para ver La Casa de Papel

1- A série é espanhola, então vale muito a pena assistir com o áudio original, é uma delícia e dá à série um charme a mais ouvir eles falando espanhol.

2- Leva a gente a não se deixar levar pelas aparências e nem julgar sem conhecer a fundo.

3- E ah! Claro, o Professor, é um cara que, não tem a intenção de ser galã, mas é. O ator se chama Álvaro Morte e descobri o Instagram dele para começar a acompanhar seu trabalho.

4- Até os personagens que julgamos estar com a função errada ou no lugar errado, tem um motivo de estar ali, então, de novo, não dá pra julgar logo no início.

5- As atuações estão demais e você vai conhecer atores maravilhosos.

6- A fotografia está impecável mesmo em cenas de ação ou suspense.

7- O roteiro e a montagem dos flashbacks faz a história toda se contar de uma forma que a deixa com mais suspense e ação.

Update: nós vimos o filme O Plano Perfeito somente porque ouvimos muita gente dizer que o autor de La Casa de Papel tinha se inspirado nele para fazer a série. De fato tem muita coisa com as quais podemos fazer uma ligação, mas o filme é bem ruim, a ideia do roteiro até que é interessante, mas não tem emoção, não tem ligação com os personagens e algumas coisas ficam muito sem sentido. Por mais que houvesse inspiração, o Alex Pina conseguiu tocar a gente com a série, coisa que no filme não acontece nem de longe. Mas fica aqui para quem quiser conferir. 😀

Veja também

4 Comentários

  • Reply
    Descobertas e Favoritos de Fevereiro de 2018 - Bárbara Vitoriano
    28 de fevereiro de 2018 at 12:42

    […] Professor invadem a Casa da Moeda da Espanha, com um plano genial. Para mais detalhes, eu fiz um post aqui no blog e um vídeo lá no canal só sobre esta série […]

  • Reply
    Dicas e Inspirações para Abril de 2018 - Bárbara Vitoriano
    2 de abril de 2018 at 00:34

    […] a partir do dia o6 de abril, a segunda parte da maravilhosa série La Casa de Papel. Fiz um post todinho sobre a série que amei […]

  • Reply
    VERA PINTO
    6 de maio de 2018 at 19:05

    Você realmente precisa estudar mais sobre cinema, porque dizer que o filme do Spike Lee é ruim e esta série é boa é lamentável. Ele (o filme que vc diz ruim) tem nota 7.6 no IMDB e 7.3 no Rotten Tomatoes e 76% no Metacritic, se é que você sabe o que é isso.

    • Reply
      Bárbara Vitoriano
      7 de maio de 2018 at 00:06

      Oi Vera, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário. Então eu não sou especialista em cinema e também não é uma área de interesse minha, eu só exprimo minha opinião pessoal. Mas que legal saber desses dados do filme, como eu disse, eu achei o roteiro bem interessante, mas não me prendeu. Uma mera opinião de uma amadora que só curte o prazer de ver filmes!! Um abraço!!

    Deixe um comentário