Inspirações

Playlist Concentração Perfeita

Você também curte trabalhar escutando música? Eu só consigo me concentrar se tiver um barulho de fundo, não sei porque isso, mas só sei que é assim. Geralmente eu tenho uma playlist com algumas músicas internacionais que uso para trabalhar, mas esses dias estava difícil me concentrar, mudei de playlist e nada, até que o nosso querido Spotify me sugeriu a Playlist Concentração Perfeita que só possui canções instrumentais e tcharam… foi perfeito!

Daí eu comecei a pesquisar sobre o assunto e descobri que para cada tipo de tarefa que estamos executando, um tipo de música é bem-vinda. Exemplo:

Música clássica se você está fazendo cálculos e precisa de mais atenção aos detalhes, música pop se está manipulando dados ou uma música mais animada se você precisa fazer uma leitura rápida. Se o trabalho requer um processo linguístico (como escrita, por exemplo), a letra da música pode interferir no processo mental – é melhor escolher um som instrumental. O mesmo se aplica quando você está tentando aprender alguma informação nova.

Daí eu entendi, porque eu estava tentando escrever um texto e o porquê da música instrumental ter funcionado para me ajudar a concentrar.

Continuei a pesquisa e descobri mais:

* Música clássica melhora a eficácia do trabalho para 12% dos funcionários
* Música pop reduz a incidência de erros para 14% dos funcionários
* Música animada (dance music) aumenta a velocidade de leitura para 20% dos funcionários 

Mas por que Bárbara? A música influencia a produção de dopamina o que te ajuda a ter mais foco e aumenta a sensação de prazer.

Bem, voltando para a Playlist, ela traz uma série de músicas, algumas conhecidas, outras nem tanto, umas mais animadas, outras mais lentas, mas todas instrumentais. Não é uma playlist de música clássica.

E o melhor é que dá para customizar de acordo com nossas preferências, inclusive dá para separar em duas versões da mesma playlist, uma com as músicas mais lentas e a outra com as mais animadas.

Mas que ajuda a concentrar ajuda viu? Foi testada e aprovada!

Veja também

Sem Comentários

Deixe um comentário