Dicas e Inspirações

Otimize seu tempo de trabalho com a técnica pomodoro

Diz aí, difícil se concentrar em uma tarefa quando a gente vê aquele “numerozinho” do Facebook pulando no navegador? Aí você para, vai lá dar uma olhadinha e quando vê já perdeu 30, 40 minutos do seu dia de trabalho e já está quase na hora de pegar as crianças.

Por essas e outras, eu comecei a fazer uso da Técnica Pomodoro. Um pequeno tomate fica me “olhando” no canto direito do meu navegador. Fica vermelho quando eu estou em atividade e verde quando posso dar minhas espiadas em outras coisas. Quando cada tempo acaba, ele avisa com uma janela pop up (olha que lindão, nem preciso ficar vigiando ele mudar de cor). Se você não entendeu nada, vou explicar direitinho como funciona:

Breve histórico

Trata-se de um método de gerenciamento de tempo desenvolvido por Francesco Cirillo, no final dos anos 80, que divide o período de trabalho em períodos de 25 minutos chamados “pomodoro”.

Esse cara se baseou na ideia de que pausas frequentes podem aumentar a agilidade mental, e assim, fornecer uma resposta eficaz a um estado provocador de ansiedade chamado de temporal “becoming” nos trabalhos de Henri Bergson e Eugene Minkowski.

Como funciona

A técnica é muito simples, fácil de implementar e consiste em 5 passos:
1. Escolha a tarefa a ser executada;
2. Ajuste o pomodoro (alarme) para 25 minutos;
3. Trabalhe na tarefa até que o alarme toque; registrar com um “x”;
4. Faça uma pausa curta (3 a 5 minutos, aí você pode bater aquele papo ou olhar as notificações do Facebook, o que acha?);
5. A cada quatro “pomodoros” faça uma pausa mais longa (15-30 minutos, aqui você aproveita pra ir ao banheiro, tomar aquele café e dar uma esticada), ou seja, a cada duas horas de trabalho.

Aplicativos

Existem diversos aplicativos para iPhone, Android, Windows e Mac que facilitam a nossa vida, avisando quando podemos parar e até com espaço para montarmos uma lista de atividades.

Melhorias e métricas

É importante anotar as atividades executadas e quantos pomodoros foram gastos para realizar cada uma delas, assim, ao final do dia, você pode fazer uma avaliação das dificuldades e facilidades e trabalhar em cima das atividades que possui mais dificuldade.

Lembre-se também que a técnica não deve ser utilizada apenas para acelerar o desenvolvimento de determinada tarefa, mas principalmente como uma forma de você focar mais no trabalho, evitando distrações e possuir um maior controle sobre o seu tempo, identificando pontos fracos e aumentando a produtividade. Por isso, é tão importante realizar as anotações.

Interrupções

Não é fácil ter disciplina e fazer as pausas nos momentos certos, diversas vezes vão surgir ideias ou vai se lembrar de algum problema que havia esquecido. Mas não interrompa o pomodoro. Uma boa dica é fazer uma lista paralela com essas coisas para não esquecer.

Veja também

1 Comentário

  • Reply
    Organizando a rotina com a técnica Time Blocking - Bárbara Vitoriano
    1 de junho de 2017 at 15:54

    […] técnica me lembrou muito a Técnica Pomodoro, aliás, podemos considerar que sim, o Pomodoro é uma técnica “time blocking”, porque […]

  • Deixe um comentário