Maternidade

Livro “Já tentei de tudo!” – Isabelle Filliozat

Nessa minha vida de mãe, já perdi a conta de quantas vezes eu me vi sem saída diante de alguma situação, sem entender o que estava acontecendo e muito menos sem saber como agir. Meu instinto dizia uma coisa, palpites outra, os especialistas davam outro caminho.

Parece que quando são maiores, já sabem dizer o que sentem, é mais fácil compreender, lidar não sei, mas compreender sim.

Mas quando são pequenos, uma reação deles pode significar muitas coisas, e é um grande aprendizado nosso entendê-los e acolhe-los.

Com o passar do tempo fui entendendo que a informação era a chave sempre para fazer melhores escolhas. Se eu entendesse melhor o porque daquilo, teria melhores chances de escolher caminhos mais conscientes.

Neste cenário conheci o livro “Já tentei de tudo!” escrito pela psicoterapeuta Isabelle Filliozat, indicação em um grupo de mães que faço parte.

O livro tem a proposta de trazer, em uma linguagem fácil e acessível, o ponto de vista biológico e psicológico das crianças de 1 a 5 anos. Ou seja, ele descreve o que acontece em cada fase, explicando os comportamentos mais comuns em cada fase, e sabendo o que acontece com eles, consequentemente, formas de lidar com tudo aquilo de modo respeitoso.

Os primeiros capítulos são dedicados a explicar de forma mais geral o que acontece na primeira infância, depois os capítulos vão sendo divididos por idade da criança (o que é excelente, porque apesar do livro todo ser maravilhoso, quando o bicho tá pegando, você vai direto na idade da criança), os últimos capítulos são destinados aos temas: limites, brigas e comportamentos comuns da idade em geral.

Cada capítulo começa com um tópico mostrando uma situação familiar e uma reação dos pais. Logo vem uma explicação por parte da criança do que está acontecendo com ela. Um outro box em destaque ilustrado por uma lâmpada Led esclarece a situação sob o ângulo das descobertas das neurociências e da psicologia experimental. E em seguida uma opção de ação positiva é apresentada.

É bom a gente ter em mente que o livro não é um manual, existem muitas maneiras de lidar com uma situação, além do que cada situação é uma e cada criança é uma também. Nem sempre as coisas vão funcionar tudo certinho, mas são muito interessantes as ações propostas para cada situação e como elas nos ajudam na prática.

O conteúdo é rico e nos abre novos horizontes nessa jornada de criar um filho. Abaixo tem um vídeo onde falo um pouquinho mais sobre o livro:

Veja também

Sem Comentários

Deixe um comentário