Cotidiano

Pequenas gentilezas

Em era de cada movimento é um post, as gentilezas pequenas e anônimas quase passam despercebidas. São aquelas que não recebem uma enxurrada de likes nem milhares de compartilhamentos, mas que mudam o dia, a semana e a vida de quem as recebe.

Possuem sua cor, seu sabor e seu cheiro. São as boas-vindas sinceras para o novo companheiro de trabalho, o vizinho que arruma o tapete do outro apartamento quando passa, o motorista que dá passagem, o bom dia àquela pessoa que é quase invisível para a maioria, uma refeição para alguém que não tem dinheiro nem para o pão, um abraço forte naquele familiar que está ali todos os dias, mas que poucas vezes podemos conversar… tantas coisas que acontecem todos os dias e mal nos damos conta.

As gentilezas pequenas e anônimas não perderam seu valor, só perderam o palco quando outras coisas passaram a ser mais importantes, mas sempre estiveram ali fazendo a diferença na vida de tanta gente, nas nossas vidas sem nos darmos conta disso.

Elas são o primeiro passo, o combustível essencial para as mudanças que todos desejamos tão ardentemente. São os pequenos feitos que movem e inspiram as grandes ações. As maiores revoluções são silenciosas, acontecem todos os dias, e devem ter milhares acontecendo neste exato momento.

Quantas pessoas, atentas ao que acontecem ao seu redor, estão transformando a si mesmas e assim o mundo em que vivemos, criando uma corrente de coisas boas.

Gentileza gera gentileza porque desperta o melhor em nós. Nos lembra que somos importantes, que somos únicos e ao mesmo tempo fazemos parte de um todo. Motiva aquela onda deliciosa de coisas boas, incentiva o próximo ato.

Tenho minhas dúvidas se é de graça, porque ao ser gentil, você dá aquilo de mais valioso e recebe uma satisfação que nenhum dinheiro poderia comprar. Só fazemos os cálculos com os valores errados.

Sabe qual o problema? A maioria de nós, na maioria das vezes está deixando de olhar ao redor, estar atento ao presente é premissa para a gentileza.

Outras coisas estão ganhando o protagonismo da nossa atenção. E as oportunidades passam, claro que outras vão surgir, mas poderíamos ser gentis por muito mais vezes.

As chances de ser gentil e mudar o mundo estão aí todos os dias, mas precisamos estar presentes para ver isso.

Veja também

Sem Comentários

Deixe um comentário