Vida e Cotidiano

Criando uma lista diária de limpeza e organização da casa

Acredito que, na rotina de limpeza e organização de uma casa, o que a gente faz diariamente é fundamental para manter as coisas funcionando. E sabemos muito bem o que acontece quando o mínimo não é feito todos os dias, as coisas acumulam muito rapidamente.

Por isso, a rotina de limpeza e organização diária é tão importante, e na hora de criar uma lista de tarefas, é justamente isso que deve ter em mente: qual o mínimo que eu tenho que fazer todos os dias para manter as coisas minimamente funcionando?

Claro que, em um primeiro momento, vamos pensar muitas coisas, e é importante que a gente anote todas elas. Mas, uma segunda leitura é necessária, e é quando a gente vai parar em cada tarefa e se perguntar se ela é realmente essencial ser feita todos os dias. Será que talvez não possa ser feita em dias intercalados por exemplo?

E assim, a gente vai ter uma lista bem enxuta e funcional que vai manter o básico em ordem e as outras coisas que não deixam de ser necessárias, claro, mas que podem ser feitas em tempos mais espaçados, como por exemplo: dia sim, dia não, 3 vezes por semana e assim por diante.

Esta lista não é fixa e claro que devemos adaptá-la à situação e às necessidades de cada família. Geralmente, ao longo do tempo ainda vamos tirando muita coisa dela, vamos percebendo, com a prática, o que é imprescindível ser feito todos os dias e o que não é.

Se tudo der errado em um dia, aquilo é o que vai manter a roda girando, então realmente precisa estar nesta lista apenas o essencial.

Vamos a um exemplo:

Lista de tarefas de limpeza e organização diária

  • Estender as camas
  • Varrer a casa (passar pano pode ser dia sim, dia não? Veja a necessidade da sua casa)
  • Lavar a louça
  • Guardar a louça
  • Passar pano na cozinha
  • Retirar o lixo (tem gente, por exemplo, que não tem essa necessidade, por não produzirem muito lixo)
  • Guardar as coisas em seus lugares

Pronto! Esta seria uma lista diária bem básica e funcional. Mas aí você deve estar se perguntando sobre as outras coisas que a gente precisa fazer, como lavar a roupa, passar pano, tirar pó, passar roupa, etc.

Se essas coisas não precisarem ser feitas todos os dias, elas entrarão para serem feitas ao longo da semana, então por exemplo, lavar a roupa pode ser feito às segundas, quartas e sextas. Assim como passar pano na casa e retirar pó, pode ser feito todas as terças, quintas e sábados. Passar roupa, todas as sextas, e assim por diante.

Além disso, tem a limpeza pesada que volta e meia precisamos fazer. Aqui em casa, baseado no método Fly Lady, a gente cuida da limpeza pesada de dois cômodos por semana (a Fly Lady chama de Zona). Ou seja, além das atividades mínimas diárias e semanais, a gente pega uma zona e listamos o que precisa ser feito para que ele fique limpinho, aí fazemos algumas dessas tarefas ao longo da semana ou se for muito corrida, no sábado.

Reparem que a ideia aqui é espalhar as coisas ao longo dos dias para que sua família não precise ficar um dia de faxina todo em função da casa e as coisas fluam de uma maneira melhor e mais leve.

Veja também

2 Comentários

  • Reply
    Criando uma lista semanal de limpeza e organização da casa - Bárbara Vitoriano
    11 de Abril de 2018 at 12:59

    […] lá! No post anterior falamos um pouquinho sobre algumas dicas na hora de montar sua lista diária de limpeza e organização da casa para compor uma rotina geral. Então falamos que na hora de montar esta lista de coisas que será […]

  • Reply
    Criando as listas de limpeza detalhadas - Bárbara Vitoriano
    23 de Abril de 2018 at 13:16

    […] nas listas de limpeza detalhadas da casa. Já falamos aqui sobre as listas diárias e as listas semanais. Então só para recapitular, se você escrever em um papel todas as […]

  • Deixe um comentário