Vida e Cotidiano

Criando listas de limpeza detalhada

Chegamos nas listas de limpeza detalhadas da casa. Já falamos aqui sobre as listas diárias e as listas semanais. Então só para recapitular, se você escrever em um papel todas as atividades que precisam ser feitas na sua casa, sairá uma primeira lista que é a diária (coisas realmente fundamentais), sobrará as coisas que podem ser feitas em um espaço maior de tempo, mas ainda assim, com certa frequência (são essas coisas que vamos colocar na lista semanal), e aquelas coisas mais voltadas para a faxina pesada (que irão incorporar as listas de limpeza detalhada).

Para começar a criar estas listas, o primeiro passo é você dividir sua casa em zonas, agrupando os cômodos para que no fim você tenha aí quatro ou cinco zonas definidas, como recomenda o método que a gente se inspira aqui que é o Fly Lady.

Você pode agrupar por semelhança na hora da limpeza ou por localização por exemplo, o que facilita bastante o dia a dia. Esse agrupamento vai resultar em um grande cômodo no qual você deve se dedicar a limpar mais profundamente um a cada semana do mês. Ou seja, além das rotinas diárias e semanais, você vai ter uma lista com pequenas ações para faxinar essas zonas que você deve ir fazendo ao longo da semana de acordo com sua disponibilidade. Trocou a semana, trocou os cômodos que você deve se dedicar mais.

Para montar sua lista é muito fácil, você pega papel e caneta e vai até o cômodo, ali vai anotando todas as atividades que você deve fazer para deixar aquele espaço limpo e organizado. Detalhes como limpar rodapé, espelhos de luz, ventilador ou ar condicionado, limpar dentro dos armários, em cima, varão de cortina, entre outras atividades que não costumamos fazer com frequência entram nesta lista. É a famosa lista da faxina mesmo.

Vale ressaltar que, você mantém a rotina diária e a rotina semanal, mas se dedica a uma zona durante uma semana ao mês. São aquelas limpezas mais pesadas, nos detalhes mesmo. Com o tempo, muitas dessas atividades nem precisarão ser feitas todos os meses, porque já vai se mantendo limpo.

Focar em faxinar um conjunto de cômodos por semana, deixa a rotina mais leve e é mais fácil manter as coisas, do que faxinar toda a casa em um único dia. Além do que a gente acaba concentrando nossa atenção ali, acaba que já olhamos alguma mudança na decoração que queremos fazer, tiramos as coisas para doar ou consertar, além de atualizar as listas de algo que precisamos comprar.

Aqui em casa dividimos os cômodos da seguinte maneira: 

Zona 1: Cozinha e varanda
Zona 2: Sala de estar e jantar
Zona 3: Quarto casal e quarto das crianças
Zona 4: Banheiro e Escritório

Se faltar inspiração, há inúmeros sites na internet com exemplos de listas de limpeza detalhada, aí é só adaptar para sua realidade.

Veja também

Sem Comentários

Deixe um comentário