Vida e Cotidiano

Como organizar e colocar as ideias em prática

Depois do post Salve suas ideias, muitas leitoras vieram contar que acontece o mesmo com elas. A cabeça fervilha de ideias quase o tempo todo e muitas vezes isso acaba atrapalhando a execução. Em outras palavras, a criatividade não é o problema, o problema é mesmo a colocá-la em prática.

E aí, depois de criar o hábito de anotar tudo que vem à mente, o essencial é criar um processo para não deixar lá perdido, esquecer ou não colocar em prática ideias, muitas vezes sensacionais.

Pra isso, você pode criar uma rotina bem simples, mas que vai fazer toda a diferença. Todas as suas anotações devem ser revisadas uma vez por semana, se eles estiverem anotadas em um lugar seguro, você ficará tranquila com o processo, pois sabe que quando for olhar, estará tudo lá de esperando.

Se possível, reserve sempre o mesmo dia e horário da semana para fazer isso.  Depois analise cada ideia anotada e  você pode seguir um dos três passos:

1- Coloque em prática: anote no seu calendário, agenda, lista de tarefas ou onde você costuma organizar as atividades, os passos para colocar aquela ideia em prática.

2- Guarde por um tempo: você pode guardar a ideia em uma pasta, arquivo, lista ou um lugar seguro e coloque um lembrete para olhar pra ela daqui um tempo.

3- Descarte: pense bem antes de descartar uma ideia. Se pintar alguma dúvida, é melhor guardá-la por mais um tempo, pensar melhor e só depois tomar essa decisão.

Para gerenciar esses processos, eu utilizo duas principais ferramentas, que é o Todoist como gerenciador de lista de tarefas e o Evernote como suporte a esses projetos. Quando a ideia já está em prática, eu uso o Google Drive para gerenciar planilhas, arquivos e documentos que não vou apagar.

Falei mais sobre isso no vídeo:

 

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