Maternidade e Família

Como organizar a agenda da família

Depois dos filhos, a nossa agenda nunca mais será só nossa (aliás, como todo o resto) e aí que não dá mais para pensar em organizar as coisas como antes. Aliás, comecei a pensar mais em organização depois que fui mãe, porque ou eu pensava ou eu pirava, então finalmente comecei a pesquisar sobre o assunto.

Atualmente, tanto eu quanto meu companheiro usamos o Google Calendar ou Google Agenda como é mais conhecida para agendar nossos compromissos pessoais. Por que isso? Sempre usei agenda de papel, a vida toda, mesmo que de forma não eficiente. Pegar no papel e na caneta me dava uma sensação de motivação, nem sei explicar bem o motivo. Mas aí com o passar do tempo, a necessidade de organizar e compartilhar os compromissos me rendi ao virtual, que hoje percebo ser muito mais eficaz por aqui.

agenda do google

 

Então nós temos cada um uma agenda pessoal. Nesta agenda entra todos os compromissos de trabalho, pessoais, lembretes ou algo que não é necessário ter mais membros da família, exemplo:

  • Reuniões de trabalho
  • Lembretes de compromissos pessoais
  • Compromissos que ocorram em horário em que as meninas estarão na escola

O Google Agenda dá a opção de você criar mais de uma agenda no mesmo e-mail, então por exemplo, tem gente que gosta de ter uma agenda profissional e uma pessoal. Outras pessoas, separam os compromissos pessoais dos familiares e foi justamente isso que fizemos, criamos uma agenda chamada família.

O que entra na agenda Família: qualquer compromisso que tenha a ver com as meninas ou que tenha impacto na vida do outro, exemplos:

  • Consultas médicas das meninas
  • Reuniões escolares das meninas
  • Atividades extracurriculares
  • Lembretes para levar algo para a escola
  • Lembrete de prova
  • Passeios, festas e eventos
  • Compromissos pessoais ou de trabalho em que as meninas estarão em casa e é preciso que um dos dois fique com elas

Agendas-do-Google

Em resumo, na agenda Família entra qualquer coisa que vai impactar na vida da família toda ou das meninas. Esta agenda, eu e meu companheiro temos total acesso para incluir compromissos, editar e etc. Sempre que ele inclui algo, ele compartilha comigo por e-mail e eu idem, apenas para avisar que algo novo foi incluído na agenda.

Para a Júlia que é a mais velha e já entende um pouco mais de tempo, montamos um calendário simples colocado na geladeira que orienta ela sobre essas atividades e principalmente as escolares, como provas e trabalhos.

PS: A Agenda do Google é gratuita, basta ter um e-mail do Gmail para acessar e a pessoa com quem vai compartilhar também precisa ter um e-mail do Gmail.

PS1: A agenda de nome Tarefas inclui dentro da agenda, tarefas que precisam ser feitas, mas que não são compromissos, são atividades mesmo. Aí eu só incluo aquelas tarefas que só podem ser feitas impreterivelmente naquele dia. As atividades que possuem uma data limite, mas podem ser realizadas antes dessa data vão para o Todoist com a data. Esta última agenda chamada lembretes, é justamente a agenda do Todoist que eu liguei na Agenda do Google, então, consigo ver no calendário os lembretes desses prazos, mas sei que tenho até esta data para executá-las.

Veja também

1 Comentário

  • Reply
    Usando o Todoist para organizar tarefas, projetos e a vida - Bárbara Vitoriano
    28 de junho de 2017 at 14:24

    […] versão Premium também conseguimos ligar o Todoist na Agenda do Google que já falamos aqui neste post. Dessa forma conseguimos visualizar os prazos de entrega em um mesmo lugar e ter uma visão geral […]

  • Deixe um comentário