Vida e Cotidiano

Como fica o sistema FlyLady no dia a dia?

Quando eu comecei a ler sobre o método FlyLady de organização da casa eu pirei. Parecia ser lindo, mas era muita informação, o método é muito denso e bem voltado para quem fica o dia todo em função da casa. Demorei para ver que poderíamos adequar as boas ideias para o nosso dia a dia, sem neuras ou ficar focando somente no que o método dizia.

Eu tinha curiosidade de entender como tudo ia funcionar na prática, no dia a dia e se realmente ia ajudar. Por isso, depois que escrevi o post de apresentação do Método FlyLady, vieram me pedir justamente a mesma coisa: a visão real da coisa. Neste post vou falar também um pouco sobre as adaptações que temos aqui!

Rotina diária

Independente dos baby steps, todos os dias precisamos fazer coisas mínimas na casa para mantê-la funcionando. Nesta rotina diária, procure colocar o mínimo de tarefas possíveis e extremamente essenciais. Aqui por exemplo, temos coisas como varrer a casa, estender as camas e lavar a louça que está na pia. A lista diária fica na geladeira. Além disso, cada um tem uma rotina própria, como arrumar as mochilas (elas mesmas arrumam), a roupa de vestir no outro dia, organizar agenda e etc.

Rotinas semanais

Tem coisas que não precisam ser feitas todos os dias, mas precisam ser feitas na semana, como colocar o lixo na rua (aqui o lixo passa 3x na semana), lavar roupa, trocar toalhas e roupas de cama. Então cada dia da semana tem coisas específicas a serem feitas além da rotina diária.  Agora entende porque elas precisam ser enxutas e imprescindíveis? A lista semanal também fica na geladeira, mas com o tempo vira hábito e não olhamos mais.

Destralhar

Antes de começar a limpeza das zonas, você deve destralhar a casa, ou seja, coloca 15 minutos em um cronômetro, entre em um cômodo e comece e ver o que precisa ficar, o que é lixo e o que deve ir pra doação/venda/troca. Esse processo de destralhar a casa toda deveria ser feito antes de começar a limpeza detalhada descrita abaixo. Ou seja, vamos supor que esteja começando  usar o método agora, o ideal seria trabalhar um tempo em cada cômodo antes de fato começar a limpeza mais pesada, entretanto, tem gente que gosta de ir destralhando os cômodos na semana que vai estar focado nela, e ir já fazendo a limpeza, aí vai muito do tempo e vontade de cada um.

Limpeza detalhada

Lembra que dividimos a casa em 5 zonas (aqui eu dividi em 4)? Pois é, cada semana do mês nós pegamos uma “zona” dessa para trabalhar, por isso, após a divisão, você deve ir em cada cômodo e fazer uma lista de limpeza detalhada do lugar, mas o que é essa lista? Nessa lista você vai colocar tudo que deve fazer para deixar o lugar limpo e organizado, inclusive continuar sempre destralhar, porque sempre voltamos a juntar coisas.

Então até aqui, você tem coisas a fazer todos os dias, coisas a se fazer em dias de semana específico e entra a limpeza detalhada. A ideia é de se fazer pequenas atividades dessa durante a semana para não acumular em um único dia. Aqui a lista detalhada de cada cômodo fica atrás da porta, então basta olhar para não esquecer.

Se não fica muito em casa durante a semana, você pode fazer essa limpeza em um dia, a diferença é que ao invés de você faxinar uma casa, vai faxinar um cômodo por vez.

Missão do dia

Eu recebo as missões do dia todos os dias no meu e-mail, mas nem sempre as faço. Na verdade eu gosto de ver para saber se encaixa aqui, se for algo que já está na nossa lista de limpeza, deixamos pra lá. Você pode ter acesso pelo blog que traduz as missões no Brasil ou pedir para fazer parte do grupo e receber por e-mail. Tem outros blogs e grupos que mandam via WhatsApp também!

Hábitos legais

Uma coisa que eu acho que faz muita diferença no dia a dia são alguns hábitos que vamos instaurando, seja ele de métodos ou não. Coisas que acostumamos a fazer e que facilitam a coisa toda. Por exemplo: tem gente que acha mais fácil sempre lavar a louça após sujar, é um hábito legal se funciona, se dá tempo. Aqui, por exemplo, não funciona por causa das meninas, é mais fácil lavar de uma vez.

Agora alguns hábitos que funcionam aqui e que podem funcionar aí são por exemplo, a dança dos cômodos: que nada mais é, a gente carregar as coisas de um cômodo para o outro, toda vez que andarmos pela casa; a técnica dos 15 minutos: coloque um crônometro em 15 minutos para fazer alguma atividade e veja a mágica acontecer; destralhar todo os dias: pegue um saquinho e saia pela casa vendo o que é lixo e já jogue fora e assim por diante.

Quer inspiração? Veja os 11 mandamentos da FlyLady:

    1. Mantenha sua pia limpa e brilhando (nunca conseguimos, mas vamos lá… hahahah)
    2. Vista-se toda manhã, mesmo que você não queira fazer isso. Não esqueça de seus sapatos.
    3. Faça sua rotina da manhã e da noite, todos os dias
    4. Não se permita ser distraída pelo computador (ou celular!)
    5. Preste atenção em si mesma: se você tirou algo do lugar, guarde de volta.
    6. Não tente fazer duas coisas ao mesmo tempo. UMA TAREFA POR VEZ!
    7. Não tire do lugar mais coisas do que você seja capaz de organizar de volta em uma hora
    8. Faça algo por você todos os dias, pode ser toda manhã e toda noite
    9. Trabalhe o mais rápido possível para ter sua tarefa pronta. Isso vai te dar mais tempo livre mais tarde
    10. Sorria mesmo quando você não tiver vontade. É contagiante. Deixe sua mente pronta para ser feliz e você será feliz!
    11. Não se esqueça de dar risada todos os dias! Mime-se; você merece!

Só isso?? Sim!!! Você pode colocar algumas outras rotinas, por exemplo, mensais, semestrais e anuais, como tirar roupas para doação, lavar cortinas, tapetes, essas coisas maiores que fazemos com um espaço maior entre elas.

A FlyLady também traz algumas recomendações para serem feitas por dia da semana, pegue o que for útil para você:

  • Segunda-feira: Dia de Abençoar a Casa. Pegue uma hora e dê uma boa limpada nas coisas aparentes da casa. Passe aspirador de pó onde os pés alcançam, tire o pó com um espanador, limpe o vidro do tampo da mesa, troque os lençóis, esvazie as lixeiras, suma com as coisas espalhadas. (Use no máximo 1 hora do seu dia, tem que ser algo rápido)
  • Terça-feira: Dia de Planejar. Tire uma hora e planeje a próxima semana. Pense em qual será o menu, em quais atividades de lazer vocês farão, na lista de compras, nas roupas que vai vestir, nos projetos que pretende trabalhar. Anote tudo e faça um planejamento adequado. Você vai melhorar a cada semana. (Use no máximo 1 hora do seu dia, tem que ser algo rápido)
  • Quarta-feira: Dia Anti-Procrastinação: Sabe aquilo tudo que você deixou “pra amanhã”? É dia de resolver hoje. Ligue no banco, na faculdade ou no consultório médico. Marque aquela consulta. Ligue para aquela amiga. Limpe o aquário. Termine aquele relatório. Faça aquele brinquedinho fofo de artesanato pro seu bebê. Hoje é o dia. Tenha uma lista em mãos e vá resolvendo tudo. Mas gaste somente o tempo necessário para não deixar de fazer as outras coisas do dia 😉
  • Quinta-feira: Dia de Resolver Pendências Fora de Casa: Tente marcar para as quintas-feiras tudo o que você precisa resolver fora de casa. Compras de supermercado, consultas médicas, correios, banco, etc.
  • Sexta-feira: Dia de Desentulhar a Bolsa e o Carro. Jogue todos os recibos, papéis de bala, copos vazios fora. Junte as moedas em um local apropriado e tire o pó acumulado. Serão só alguns minutos e te economizará muito tempo durante a semana.
  • Sábado: Dia de Diversão com a Família. A semana foi corrida e hoje vocês merecem um descanso. É um dia para se divertir! Escolha uma coisa legal para fazerem juntos, como assistir um filme, fazer um piquenique ou qualquer coisa que gostem de fazer.
  • Domingo: Dia de Renovar o Espírito. Tire um tempo para você e renove-se fazendo o que mais gosta. Se não renovamos nosso espírito, também não podemos renovar o espírito de outros. Leia um bom livro, passeie em um parque, assista um filme inspirador ou tome um longo banho de banheira. Qualquer coisa que te faça sentir bem e renovada.

Duas coisas que eu acho muito importantes, uma é diminuir as expectativas em relação à limpeza e organização, sem neuras ou pressão as coisas funcionam melhor, a segunda é a divisão das tarefas entre todo mundo que mora na casa, claro de acordo com as idades e possibilidades de cada um.

 

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