Cotidiano

Como eu uso o Evernote no sistema de organização pessoal e da família

Imagina se você tivesse um aplicativo em que pudesse anotar várias informações (textos, listas, fotos, links) e organizar tudo isso de forma prática e rápida em cadernos, pilhas, colocando etiquetas e acessando tudo de maneira muito rápida e prática?

Esta solução já existe, é um aplicativo chamado Evernote e ele funciona exatamente assim: um banco de notas para que você possa se organizar, com vários recursos que deixam as notas bem organizadas e customizadas de acordo com sua necessidade.

As notas podem ser agrupadas em cadernos e por sua vez, os cadernos podem ser agrupados em pilhas. Se a gente pensar em cadernos físicos fica mais fácil de entender e imaginar as possibilidades de uso.

Tanto na minha organização pessoal quanto da casa e da família, o principal uso do Evernote aqui é agrupar informações importantes para o nosso cotidiano, que seja de fácil acesso. Em outras palavras, ali que colocamos aquelas informações que acessamos com frequência e que não precisamos manter um histórico delas, tais como: telefone de entregas, listas de limpeza, dados bancários, receitas, sites de referência em decoração, controle da mesada das meninas, contatos de médicos e dentistas e por aí vai.

Percebem que são dados úteis, mas que podem mudar a qualquer momento, então é fácil apagar, substituir por um novo dado, por exemplo. E também não são informações que precisamos manter histórico, se a gente muda de casa, por exemplo, a grande maioria dessas informações também irão mudar.

Diferente por exemplo, do histórico médico de cada um da família. Isso sim, é um arquivo que precisamos de um histórico e por isso ele fica no Google Drive, que é justamente o local onde colocamos as informações que precisam ser realmente guardadas.

Para meus projetos e uso pessoal, no Evernote eu guardo, por exemplo: links de grupos que uso com frequência, listas de ferramentas digitais que uso no trabalho, anotações de referência para alguma atividade que esteja desenvolvendo no momento, entre outros.

Os recursos mais legais (e úteis) do Evernote

A possibilidade de você customizar suas anotações é um dos mais legais. Você pode criar checklists, colocar links, imagens, anexos, formatar o texto da maneira que achar melhor.

Em cada nota, você pode colocar uma etiqueta que vai te ajudar a encontrar mais facilmente o que precisa. Você também pode agrupar suas notas formando cadernos sobre determinado assunto e agrupando os cadernos, você cria pilhas, então por exemplo: em uma nota você pode colocar telefones de médicos, em outra de entregas de farmácia e assim por diante. Una as notas em um caderno chamado Telefones Úteis e por sua vez em uma pilha chamada Casa, assim você gerencia de forma fácil e rápida as informações quando precisar recuperá-las.

Outra coisa muito bacana, é que você pode instalar uma extensão no seu navegador e quando você quiser salvar uma página da web, basta clicar em cima do símbolo e pronto, ele salva na hora um print da tela + o link (esse é o recurso mais amor do mundo).

Dá para compartilhar com outras pessoas, o que é muito prático.

Viram que dá para criar inúmeras maneiras de se utilizar o Evernote, inclusive há uma versão Premium que libera muitos outros recursos.

Veja também

Sem Comentários

Deixe um comentário