Leituras

Anne with an E: 10 razões para assistir

Descobri Anne with an E pelo catálogo navegando na Netflix. Após ler a sinopse, chamei a Juju, nossa filha para ver junto. Contei um pouco sobre o que sabia e começamos a assistir. Bastou passar do primeiro episódio para eu me apaixonar pela história, ou melhor, me apaixonar por todas as sensações e emoções que aquela história despertava em mim.

Do que fala a série

A série é baseada no livro da escritora canadense Lucy Maud Montgomery Anne of Green Gables que já vendeu mais de cinquenta milhões de cópias e foi traduzido para 20 línguas, além de já ter sido adaptado em filmes, desenhos animados e peças musicais.

Tudo se passa em 1908 e conta a história de Anne, uma menina órfã enviada por engado para a fazenda dos irmãos Marilla e Matthew Cuthbert que vivem na fictícia comunidade de Avonlea na Ilha do Príncipe Eduardo e todas as suas aventuras e desventuras, sua busca por um lar, por amor e por aceitação.

 

Anne

Pessoalmente a sensibilidade de tratar de assuntos importantíssimos de um modo leve nos toca e leva a reflexão, tais como bullying, violência infantil, preconceito, emancipação feminina entre outros.

Claro que como toda obra divide opiniões, mas quero dividir aqui minhas 10 razões para você assistir:

1- Um encontro com sua infância: assistir Anne me fez me reencontrar e relembrar clássicos da minha época que eu amava. Ver ao lado da minha filha foi melhor ainda.

2- Fotografia maravilhosa: a paleta de cores, a fotografia é encantadora.

3- Fala de assuntos sérios e atuais: apesar de antiga a história, traz reflexões sobre assuntos sérios e muito atuais, tais como bullying, preconceito e autoconfiança

4- Fala sobre o significado de amizade: durante todo o primeiro episódio, Anne e outros personagens, mostram o verdadeiro significado de amizade, sendo esta uma relação pura, sem cobranças, com carinho e respeito.

5- Fala sobre a simplicidade da vida: Anne nos leva para mais perto do essencial nessa vida: a vida que a gente leva. Nos faz lembrar sobre o que realmente é importante.

6- Fala sobre o significado de família: este talvez é meu motivo preferido. Ao longo dos episódios, a história mostra o que é mais importante dentro de uma família: o amor, a união independente das situações. É emocionante e portanto uma excelente série para assistir em família.

7- Fala sobre a importância da infância: abandono, negligência, maus tratos, a série levanta questões bastante atuais da realidade de tantas crianças pelo mundo.

8- A interpretação do elenco infantil: o elenco infantil deu um show de interpretação que vale mais um motivo.

9- Fala sobre relações: a série também fala sobre relações, dos pais adotivos com a Anne, dela com os pais, de vizinhos, de amigos, de colegas de classe e muitas outras. Um ponto que achei interessante aqui é como se estabelece a relação da Anne com os pais adotivos (que são irmãos) e como eles possuem diferentes maneiras de demonstrar o amor deles por ela, sem que nenhum dos dois esteja mais ou menos certo.

10- Você vai se emocionar:  a emoção fica a flor da pele porque nos deparamos com muitas situações atuais, nos deparamos com a crueldade humana, com a esperança infinita da menina, com as cicatrizes que a vida que ela levou deixou nela.

 

Veja também

Sem Comentários

Deixe um comentário