Dicas e Inspirações

3 coisas fundamentais para qualquer sistema de organização dar certo

epois do momento que eu percebi que precisava me organizar melhor ou minha vida era virar um grande caos (leia-se aqui depois que fui mãe) comecei a consumir muito conteúdo sobre o assunto. Pesquisei muitos métodos de organização, lia blogs, livros e testava cada um deles na prática.

Não passava muito tempo, a vida ficava o caos de novo, eu eu demorava mais tempo organizando meu sistema de organização do que, de fato, fazendo as coisas. E eu sempre culpava o método e ia pra outro. Até que achei o método que uso hoje, que se chama GTD. Depois de alguns anos e várias vezes achar que ele não funcionava pra mim, percebi que tem algumas coisas básicas que temos que ter em mente para a coisa dar certo, seja qual for nosso método ou método nenhum, se a gente preferir e vou dividir elas aqui com vocês hoje.

Confiar no sistema

Quando eu comecei a usar o GTD comecei com um caderno. Eu sempre gostei de papel, de escrever, parece que as coisas ficam mais palpáveis. Só que eu morria de medo de perder esse caderno, e aí coisas que eu tinha medo de perder ou esquecer eu colocava em outros lugares. Resultado? Eu não confiava no sistema que eu criei e, ou deixava as coisas em outros lugares ou  ficava com aquilo na cabeça.

Dessa forma nunca iria funcionar, porque um dos motivos para eu buscar ajuda na organização era tranquilizar a mente e poder focar naquilo que eu estivesse fazendo no momento.

Percebi que pra mim, o que funciona é colocar essas informações na internet, sendo assim eu poderia acessar de qualquer lugar e ainda ter a tranquilidade de não perder nada.

organizacao-pessoal-erros

Revisar

Aí você monta seu sistema (agenda, lista) demora muito tempo coletando suas necessidades e informações, processando e organizando. Mas chega no meio da semana você já está perdida, totalmente. Perdi a conta de quantas vezes eu fiz isso. Eu achava, e até hoje reluto contra isso, que o tempo que a gente “gasta” revisando nossas tarefas, atividades e compromissos é um precioso tempo perdido, quando na verdade esse ato é um dos grandes responsáveis por qualquer método funcionar.

Olhar o que foi feito, quais as prioridades que mudaram, planejar as ações, para no dia a dia executar é o maior investimento de tempo que fazemos. Tem até estudos que mostram que o tempo de planejamento gera uma economia três vezes maior na hora da execução.

Adaptar 

Métodos foram criados para facilitar nossas vidas. Eles nos mostram determinados caminhos que já foram percorridos por outras pessoas, permitindo com que a gente se preocupe mais em fazer as coisas do que testando maneiras de organizá-las. Mas são feitas por pessoas e para pessoas e somos seres únicos.

Talvez um do meus maiores erros era esse, tentar seguir um passo a passo pronto, cegamente, sem adaptá-lo para minha vida e realidade. Acontece que eu me frustrava e ficava ansiosa, ao invés de ficar bem e tranquila.

Há muitos métodos, mapas, planos e passo a passo por aí e com certeza você vai se identificar mais com algum deles, mas não esqueça que são apenas guias e que você precisa adequá-los à você.

 

Veja também

Sem Comentários

Deixe um comentário